Desperdício de água no Brasil


O desperdício é o maior inimigo da água no Brasil. A perda começa com as redes de distribuição e abastecimento e piora nas residências. De acordo com a Agenda 21 da Companhia de Sabesp - Saneamento Básico do Estado de São Paulo, o sistema de produção e distribuição de água para abastecimento das residências produz anualmente cerca de 4,68 bilhões de metros cúbicos de água. Sendo as perdas calculadas em 45% ou seja 2,08 bilhões de metros cúbicos. O pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP - Universidade de São Paulo, Aldo Rebouças, especialista em recursos hídricos e meio ambiente, disse em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, que as empresas de distribuição de água no Brasil têm um dos maiores índices de desperdício do mundo. "Perde-se entre 40% e 60% da água tratada e injetada na rede em vazamentos ou em problemas como ligações clandestinas e roubo da água. Afora isso, 70% da água entregue é desperdiçada no uso com banhos demorados, vazamentos de torneiras e descargas".

Para exemplificar o desperdício da água, o pesquisador lembra das bacias sanitárias. "A descarga comum gasta entre 18 e 20 de litros, enquanto a mais econômica, cerca de 6 litros. Mas a maior parte das pessoas não sabe e não há uma campanha de informação sobre o assunto".

De acordo com informações da ANA - Agência Nacional de Águas, o setor da agricultura é o maior esbanjador de água do país. Setenta por cento da água doce do Brasil é utilizada na agricultura.

Segundo Aldo Rebouças, dos 3 milhões de hectares irrigados no Brasil, 93% deles usa os métodos menos eficiente do mundo, como o espalhamento superficial, em que a água escorre por sulcos.

Sessenta por cento da água evapora ou se perde com esse método criado pelos egípcios em 3.500 A.C. Alcides Faria, presidente da ONG Ecoa - Ecologia e Ação e secretário executivo da Coalizão Rios Vivos, lembra que na conta do desperdício da água também devem ser consideradas as perdas de energia, tendo em conta que 97% da energia consumida no Brasil são de hidrelétricas.

Apesar do Brasil ter aproximadamente 8% de toda água doce superficial do planeta, cerca de 36% das moradias, ou seja aproximadamente 20 milhões de residências, não têm acesso a água de boa qualidade, de acordo com dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Se existe algum culpado pela escassez de água no Brasil e no mundo, certamente não é a natureza.

Apesar de algumas regiões terem nascido em meio a vastos suprimentos de água, e outros, sobre superfícies áridas, o total hídrico é suficiente para todos. É importante lembrar que a água é um recurso natural finito porém renovável: rios, lagos e lençóis subterrâneos são capazes de repor seus suprimentos, desde que a humanidade não os esvazie rápido demais ou os contamine.

Mailén Degoumois

1 comentários:

Postar um comentário