País tem fila para vistos de trabalho

A instalação de novas empresas traz ao Brasil uma leva de executivos e profissionais de diversos países para acompanhar projetos e obras. No primeiro trimestre deste ano, o Ministério do Trabalho concedeu 13 mil vistos temporários a estrangeiros, 12,7% a mais ante igual período de 2010. Em todo o ano passado foram 56 mil vistos, 30,5% acima do ano anterior.

Só por parte de coreanos há cerca de 900 pedidos de vistos aguardando aprovação. No ano passado, o número de autorizações concedidas a trabalhadores da Coreia aumentou 319% na comparação com 2009. Foram 898 vistos, ante 214 no ano anterior. É o maior crescimento registrado entre pedidos de estrangeiros originários de 31 países listados pelo Ministério.

No primeiro trimestre foram concedidos 157 vistos de trabalho a coreanos. Desde o ano passado, 13 empresas de autopeças e de equipamentos de origem coreana anunciaram fábricas. Sete estarão ao redor da Hyundai, em Piracicaba (SP).

A japonesa Toyota trará pelo menos dois fornecedores do Japão para se instalarem com mais dez autopeças que ficarão ao lado da fábrica em obras em Sorocaba (SP). A montadora já tem uma unidade de carros em Indaiatuba e uma de componentes em São Bernardo do Campo.

A Fiat terá um polo de fornecedores ao lado da fábrica que vai construir em Pernambuco. O presidente do grupo, Cledorvino Belini, diz que vai promover uma 'pernambucanização' em Suape, a exemplo da chamada 'mineirização' de fornecedores em Betim (MG).

Paulo Butori, presidente Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) é cauteloso. 'Como os investimentos ainda estão no plano dos anúncios, não sabemos ao certo como procederão em relação à base de fornecedores. Precisamos aguardar um pouco mais'.

Butori teme que as empresas importem grande parte dos componentes para a produção local. O Sindipeças prevê déficit de US$ 4,5 bilhões na balança comercial do setor este ano, US$ 1 bilhão a mais que em 2010.


Nome: Lucas Jyodi Kiyan n°12 data:7/4/2011

0 comentários:

Postar um comentário