Anorexia Nervosa e Bulimia.


A anorexia nervosa em adolescentes vem crescendo de forma assustadora e, talvez seja essa uma das manifestações que fazem var mais claramente os reflexos da cultura na sociedade emocional das pessoas. Há tempos a atividade de "modelo manequim" tem habitado os sonhos de meninas e mulheres, elas são normais, mas se vêem deficientes e deformadas sendo assim "gordas" .
A bulimia é um transtorno alimentar caracterizados por episódios onde a adolescente, o indivíduo passa a vomitar o que ingeriu por medo de 'engordar'.

As causas da Anorexia Nervosa.
A principal causa da anorexia é o medo intenso de ganhar peso ou ser gorda, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Geralmente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, a anorexia não só mexe com o corpo, mas também com a psicologia da pessoa.

As causas da Bulimia.
São as mesmas causas da Anorexia, porém tem casos em que o adolescente sofre pressão dos pais para emagrecer.

As pessoas bulêmicas são incapazes de dominar os impulsos que os levam a comer, pelo sentido de culpa que eles sentem, por ingerir muitos alimentos, eles precisam provocar vômitos, usar purgantes para evitar o ganho de peso. Os bulêmicos tem cerca de quinze seções de vômitos por semana, ou até mais. E em geral, seu peso é normal, sendo difícil detectar a enfermidade. Podem consumir de 10 mil a 40 mil calorias por dia. Essa doença atinge mais as mulheres por serem muito mais vaidosas.

A anorexia pode se manifestar em uma criança de até 12 anos, se bem que as idade mais afetada são 14 anos a 18.

Os sintomas da Anorexia
- Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
- Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do ideal. ( Vigorexia )
- Em mulheres, ausência de ao menos três ou mais mentruações. A anorexia pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
- Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto.
- Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
- Depressão profunda.
- Tendência suicidas.
- Pode desenvolver a Bulimia.
- Obstipação grave.

Tratamentos;

O tratamento deve ser em conjunto, psicológico e com remédios, e é claro com muito apoio e compreensão da família.
O importante, ao se perceber no meio dessa doença, seja por si mesma ou com algum familiar ou amigo fiel, é procurar ajuda profissional, de algum psicólogo, psiquiatra, clínico geral, nutricionistas e outros médicos especialistas nessa área.

Bom, essa matéria nos faz pensar melhor antes de tomarmos atitudes assim drásticas, apenas porque ou alguém lhe ofendeu a chamando de gordinha, ou apenas porque você percebeu aquela gordurinha. Nós temos que nos amar, temos que nos cuidar, pois é o nosso corpo. É um bem que nós possuimos. Não devemos simplismente acabar assim com ele.
Vamos nos cuidar, ok ?


Shary Arakaki - 8 Ano ( Número 15 )

0 comentários:

Postar um comentário