Enchentes .



As enchentes são calamidades naturais ou não que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar resultando em transbordamentos. Pode ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas.
É um grande risco pensar o urbano apenas sob o aspecto da ampliação da malha viária.
Com custos menores dá para aproveitar os vazios urbanos de fundo de vales ainda não edificáveis, para a reservação das águas (piscinões) com melhores resultados do ponto de vista da drenagem. As populações que ainda continuarem em área de riscos devem sofrer uma política social e habitacional de porte mais duradouro, levando-se em conta os aspectos das despesas que causam novos reassentamentos (aumento dos custos de transportes, água, abastecimento; prestações dos imóveis etc).
Em áreas rurais ocorre com menos freqüência, pois o solo bem como a vegetação se compromete a fazer a evacuação da água pela sucção da mesma provocando menores prejuízos. Normalmente ocorre com menos força não atingindo consideráveis alturas que provocariam a perda de alimentos armazenados, de máquinas e outros objetos. Já nas áreas urbanas, ocorre com maior freqüência e força trazendo grandes prejuízos. Acontece pela interferência humana deixando assim de ser uma calamidade natural. A interferência humana ocorre em vários estágios começando pela fundação de cidades em limites de rios, pelas alterações realizadas em bacias hidrográficas, pelas construções mal projetadas de diques, bueiros e outros responsáveis pela evacuação das águas e ainda pelo depósito errôneo de lixo em vias públicas que com a força das águas são arrastados causando o entupimento dos locais de saída de água.
Cerca de 40% das habitações são construídas de forma inadequada na Grande São Paulo. A maior parte desta população encontra-se localizada em áreas de risco associada à chuva (enchentes ou desabamentos) e sujeita aos demais problemas ambientais e sanitários, tais como, prejuízos materiais, doenças e mortes.
No inicio da década de 90, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), aproximadamente um quarto dos leitos existentes em todos os hospitais do mundo estarão ocupados por enfermos, cujas doenças são ocasionadas pela água. O alerta permanece atual.
Como se percebe, as enchentes na maioria das vezes ocorrem como conseqüência da ação humana. Das dificuldades que uma enchente provoca pode-se destacar:
O abandono dos lares inundados,
A perda de materiais, objetos e móveis inundados ou arrastados pela água,
A contaminação da água por produtos tóxicos,
A contaminação da água com agentes patológicos que provocam doenças como amebíase, cólera, febre amarela, hepatite A, malária, poliomielite, salmonelose, teníase entre outras.
Além das atividades já citadas que colaboram com as formações de enchentes também devemos nos lembrar que as áreas urbanas são mais propícias à enchentes porque o solo dessas regiões são impedidos pelos asfaltos de absorver a água e também pela falta de vegetação ou pouca vegetação que contribui com a sucção da água.
Para impedir a continuação das enchentes e que inúmeras famílias percam seus patrimônios pode-se construir barragens , reservatórios em áreas de maior risco, bueiros e diques espalhados pela cidade com sua abertura protegida para impedir a entrada de lixos e ainda a conscientização da população para que não deposite lixo nas vias públicas.
O lixo continua sendo um dos problemas mais graves vividos pela nossa sociedade. Calcula-se que no Brasil são gerados, diariamente, uma carga de 125 mil toneladas de rejeitos orgânicos e de material reciclável. Estima-se que o Brasil desperdice R$ 4,6 bilhões por não reaproveitar o lixo reciclável. A geração de lixo e a destinação dos resíduos sólidos estão em constante debate na sociedade. Não podemos esquecer o importante papel dos
catadores e das cooperativas de catadores e de reciclagem.
Em São Paulo tem um projeto em andamento que pode de certa forma minimizar os efeitos desta ocupação desenfreada e contribuir para a diminuição das enchentes. O Procav (Programa de Canalização de Córregos, Implantação de Viário e Recuperação Ambiental e Social de Fundos de Vale) ajuda na redução de enchentes, diminuindo a poluição destes corpos de água.
O programa em sua essência visa retirar a população instalada em áreas de riscos e de escorregamento de terra, enchentes ou contaminação pelos recursos hídricos poluídos e levá-los para áreas de assentamento, geralmente conjunto habitacionais. De certa maneira o programa melhora a qualidade de vida desta população ao proporcionar melhores condições de saúde e habitação.

Pense bem antes de jogar um simples lixo no chão , pois esse simples lixo pode causar muitas mortes !!!
Cuide mais do lugar aonde você vive !


Alunos : Caroline Ayumi nº 1
Fabricio Egami nº3
Letícia Miura nº8
Rafael Manshou nº13

Data : 26 de Março de 2010


0 comentários:

Postar um comentário