Trabalho de Geografia - Desastres Naturais


Um desastre natural é uma catástrofe que ocorre quando um evento físico perigoso faz danos extensivos à propriedade , faz um grande número de vítimas ou ambas .

Enchentes

Enchente ou cheia é geralmente uma situação natural de transbordamento de água do seu leito natural , qual seja , córregos , arroios , lagos , rios , mares e oceanos provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas . A ocorrência de enchentes é mais frequente em áreas mais ocupadas , quando is sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência .

Existem cheias artificiais provocadas por erros de operações de comportas de vertedouro de barragens ou por erros de projetos de obras hidráulicas como bueiros , pontes , diques , etc .

Quais são as causas da enchente ?

Alto grau de impermeabilização do solo pela malha asfáltica e de concreto , alto grau de pobreza da periferia da cidade , o que impossibilita as pessoas de terem recursos para destinar o lixo , falta de consciência e educação ambiental dos administradores e da população em geral , e falta de saneamento básico adequado .

Terremoto


Terremoto é um abalo violento do solo que dura de 1 a 2 minutos . O chão começa a tremer e provoca o desmoronamento de casas , os móveis caem e os vidros das janelas quebram . Em casos extremos , pode até air prédios , casas.

Como ocorre o terremoto ?

A terra é formada por camadas , a hidrosfera , a atmosfera e a litosfera . A litosfera é a camada mais rígida da terra e divide - se em partes menores chamadas placas tectônicas . Essas placas tectônicasse movimentam lentamente , gerando um processo contínuo de esforço e deformação nas grandes massas da rocha . Quando esse esforço supera o limite de resistência da rocha , faz com que ela se rompa liberando parte da energia acumulada que é liberada sob forma de ondas elásticas chamadas de ondas sísmicas . Essas ondas podem se espalhar em todas as direções , fazendo a terra vibrar intensamente , ocasionando o terremoto .

Tsunami


Tsunami
quer dizer 'onda de porto' na língua japonesa .
Um tsunami é uma onda ou uma série delas , Há quem indentifique esse termo como maremoto , contudo maremoto refere - se a um sismo no fundo do mar , semelhante a um sismo em terra firme e que pode , de fato originar um tsunami .

Quais são as causas do tsunami ?

Um tsunami pode ser gerado por qualquer distúrbio que desloque uma massa grande de água , tal como um sismo , um deslocamento da terra , uma explosão vulcânica ou um impacto de meteoro . Os tsunamis podem ser gerados sempre que o fundo do mar sofre uma deformação súbita , deslocando verticalmente a massa de água . Os sismos tectônicos são um tipo particular de sismo que origina uma deformação da crosta , sempre que os sismos ocorrem em regiões submarinas , a massa de água localizada sobre a zona deformada vai ser afastada da sua posição de equilíbrio . As ondas são o resultado da ação da gravidade sobre sobre a pertubação da massa de água . Os movimentos verticais da crosta são muito importantes nas fronteiras entre as placas litosféricas . Estas zonas originam facilmente tsunamis . Deslizamentos deterra subaquáticos , que acompanham muitas vezes os grandes terremotos , bem como o colapso de edifícios vulcânicos podem , também , pertubar a coluna de água , quando grandes volumes de sedimentos e rocha se deslocam e se redistribuem no fundo do mar . Uma explosão vulcânica submarina violenta pode , do mesmo modo , levantar a coluna de água e gerar um tsunami . Grandes deslizamentos de terra e impactos de corpos cósmicos podem pertubar o equilíbrio do oceano , com transferência de momento . Os tsunamis gerados por estes mecanismos dissipam-se mais rapidamente que os anteriores, podendo afetar de forma menos significativa a costa distante e assim acontece o tsunami.

Furacões

O que são furacões ?


Furacão, tufão e ciclone são nomes regionais para fortes ciclones tropicais.
Os metereologistas chamam de ciclones tropicais as grandes quantidades de ar com baixa pressão atmosférica que se movem de forma organizada sobre os mares da região equatorial da Terra.
Nem todos os ciclones tropicais se transformam em furacões; Alguns desaparecem poucas horas depois de formados. Para que um ciclone passe a ser chamado de furacão, é preciso que seus ventos alcancem a velocidade de 120km/h.
Quando isto acontece, o ciclone assumje a forma de uma rosca e é batizado pelos meteorolistas com nomes como Catarina, Andrews, Ophelia ...

Como são formados os furacões:

Quando os ventos que giram em volta da coluna de ar quente atingem 120km/h, a pressão atmosférica em uma pequena área dentro da coluna cai muito depressa: é o aparecimento do chamado olho do furacão.

O olho é uma região de calmaria, onde os ventos são leves, não ultrapassando os 32km/h.
Se você pudesse entrar em um furacão, primeiro sentiria os ventos muito fortes soprando na sua direção, depois encontraria uma área mais quente e o sopro de uma brisa e fnalmente chegaria em uma nova região com ventos violentos.
Os ventos de um furacão podem atingir até 250km/h.
Os furacões duram em média 6 dias e viajam em uma velocidade que varia entre 19km/h e 32km/h.
As tempestades completamente desenvolvidas se movem mais rápido que as tempestades jovens. Os furacões trazem ondas de até 12 metros de altura e uma variação de até 5,5 metros na quantidade normal de chuva da região atingida.


Shary Arakaki - N°15
Mailen Degumois - N°11
Rafaela Teschima - N°14
Daniela Kaori Matsuhashi- N°02
Jéssica Missae- N°5

3 comentários:

Unknown disse...

dei sorte de char esse site,era bem o que eu procurava :)

Unknown disse...

bibliografia nao tem mas gostei obrigado

Unknown disse...

bibliografia nao tem mas gostei obrigado

Postar um comentário